Como evitar (ou curar) a ressaca na época de festas
Uma parte considerável dos adultos que você conhece provavelmente já experimentou a terrível sensação de ressaca.
Para evitar que você passe o dia seguinte às festas sentindo sua cabeça doer, de mau humor, com sensibilidade à luz e ruídos e até indisposição (são tantos sintomas), confira algumas dicas que ajudam a previnir estas reações.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR. Dê prioridade à qualidade dos vinhos, e não à quantidade. O mal-estar também é causado pelo Anidrido Sulforoso, usado como anti-séptico e conservante no vinho. Sua função é inibir a formação de microorganismos prejudiciais à bebida e favorecer a longevidade da bebida. Mas os seus efeitos são de tal forma conhecidos que a sua utilização é regulamentada por lei em alguns países.
Como detectar excesso de Anidrido Sulforoso em um vinho? Pelos odores de ocre e enxofre, ao abrir a garrafa. Pode acontecer de um vinho não ter excesso desta substância, mas algumas pessoas apresentam alergia a ela e têm reações alérgicas com quantidades muito pequenas. Para estas pessoas, o recomendado são os vinhos biológicos/orgânicos.
Para curar a ressaca, evite utilizar analgésicos que irritam o estômago (como a aspirina). Hidrate-se bem com água e consuma frutas com potássio, legumes e verduras, e evite alimentos gordurosos, frituras e queijos.
Mas o melhor mesmo é previnir. Por isso, não beba vinhos com estômago vazio, conheça os limites para o seu corpo e mantenha-se hidratado, bebendo um copo d`água para cada taça de vinho.